Quando se pensa em jantar do Dia dos Namorados, alguns dos pratos que vêm à mente são os queijos, massas, fondues e sushis.
Mas será que essas escolhas são apropriadas para os casais que buscam uma noite de romance? O nutricionista funcional Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements, explica que vários fatores interferem na libido, na performance sexual e na disposição para o sexo.
O consumo de frituras, massas, comidas gordurosas e altamente calóricas não são as mais indicadas para um jantar romântico porque afetam diretamente a performance sexual. “O excesso de gorduras e de açúcar atrapalha a ereção e aumenta a indisposição”, conta Cirico.
Outro fator que compromete o desempenho sexual é o excesso de álcool. “A libido é composta por vários fatores, mas os excessos em gordura, açúcar e álcool são inimigos da disposição e do desempenho sexual. Por isso, manere nos queijos, chocolates, massas e vinhos. O japa está liberado e o consumo frequente de peixes, além de uma série de cuidados, é até indicado para favorecer a libido”, comenta o nutricionista.
Confira dicas para melhorar o desempenho sexual
Multifatorial
O especialista explica que vários fatores têm efeito direto sobre o comportamento sexual: equilíbrio hormonal, sono, prática de atividade física e alimentação.
Se você quiser dar um up na libido, Cirico recomenda algumas mudanças na rotina. “Pessoas saudáveis, que consomem a quantidade e variedade adequada de fontes de nutrientes, têm um organismo mais equilibrado, funcionando adequadamente. Isso afeta não só a produção hormonal, como também o sistema nervoso central e contribui para a redução do estresse e ansiedade, algo que interfere diretamente na libido”, destaca o especialista.
Então, completa Cirico, o primeiro passo para melhorar a libido é consumir uma dieta saudável, composta predominantemente por alimentos in natura e minimamente processados, reduzir o consumo de ultraprocessados, praticar exercícios regularmente e ter boas noites de sono.