Moneta Comunicação

Conteúdo

Armadilha da saúde: conheça os alimentos que te impedem de emagrecer

Especialistas elencam os alimentos saudáveis que, quando consumidos em excesso, dificultam sua perda de peso
Você se exercita diariamente, tem uma alimentação saudável e, ainda assim, não consegue reduzir os ponteiros da balança? O erro pode estar na quantidade dos alimentos que você coloca na dieta. “Para emagrecer, a regra é simples: precisa estar em deficit calórico, ou seja, gastar mais energia do que consome. Sem uma dieta adequada, não adianta!”, comenta o nutricionista funcional Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements
 
E não adianta abusar de alimentos saudáveis, é preciso calcular tudo o que se consome e evitar algumas armadilhas, já que o fator determinante para o emagrecimento é a redução das calorias ingeridas, não a qualidade dos alimentos. “Você emagrece mais comendo McDonald’s e ficando em déficit calórico, do que comendo banana e ficando em superávit calórico”, afirma Leandro Twin, profissional de Educação Física da Growth Supplements.
 
Fique atento
Castanhas, nozes, amêndoas e macadâmia, apesar de nutritivas, são calóricas. A pasta de amendoim, queridinha no mundo fitness, é outro exemplo de como sabotar o shape: frequentemente consumida sem controle, leva a um aumento significativo na ingestão calórica diária. O mesmo acontece com a granola, que é muito calórica mesmo nas versões sem açúcar.  
 

Nozes e castanhas são saudáveis, mas muito calóricas

Snacks de frutas desidratadas, como chips de banana, também podem ser armadilhas calóricas. “Ao remover a água, a densidade energética aumenta consideravelmente, fazendo com que pequenas porções contenham as calorias de várias frutas inteiras”, conta Twin. 
 
Saiba escolher as frutas certas
Embora a maioria das frutas seja excelente para dietas de emagrecimento, algumas, como banana, abacate e manga, são mais calóricas e devem ser consumidas com cautela por quem quer emagrecer. “Na fase de emagrecimento, você pode priorizar as frutas com menor densidade calórica, como melão, melancia, morango e goiaba. Elas são mais eficazes para quem busca saciedade com menos calorias”, detalha Cirico. 
 
O azeite extra virgem, conhecido por seus vários benefícios à saúde, pode ser um obstáculo na perda de peso. “Uma única colher de azeite contém cerca de 100 calorias, um valor significativo que muitas vezes passa despercebido em saladas e outros pratos. Fique atento e reduza a quantidade”, ensina Twin.
 
Preste atenção ao adoçante, pois nem todos são iguais em termos calóricos. Opções como eritritol e stevia são preferíveis a adoçantes com calorias, como xilitol.



Conte as calorias para garantir que está em deficit calórico
 
Escolha as proteínas
A escolha da proteína também precisa ser pensada e decidida com cuidado. “Carnes gordas, embora ricas em proteínas, podem dobrar a ingestão calórica de uma refeição. A escolha de cortes magros é fundamental para manter o controle calórico. Opte por frango, patinho, lagarto, lombo de porco e pescados”, detalha o especialista. 
 
Os especialistas da Growth reforçam que, na busca pelo emagrecimento, a atenção deve estar não apenas na qualidade dos alimentos, mas principalmente na quantidade consumida. Mesmo alimentos saudáveis podem impedir a perda de peso se consumidos em excesso. “A chave para o sucesso está no equilíbrio e na consciência das escolhas alimentares, sempre sob orientação de um profissional de nutrição”, completa Cirico.