Moneta Comunicação

Conteúdo

O refúgio de férias de Belle e Thiago Silva no Rio de Janeiro

Mansão à margem do canal de Mangaratiba mistura ícones do design com toques de brasilidade na decoração

Morando há 14 anos no Exterior, a empresária e influenciadora digital Belle Silva não esconde de ninguém que é apaixonada pelo Brasil. Sempre que pode, passa uma temporada no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, Belle e o marido, o jogador Thiago Silva, dedicaram atenção especial para a construção de um refúgio de férias para a família em meio à exuberante natureza da Costa Verde. O imóvel tem 2.800m2 de área construída em um terreno de quase 7.000m2.

Quando está no Brasil o casal faz questão de matar a saudade de familiares e amigos, então a casa de Mangaratiba foi idealizada para ser um espaço que acomodasse convidados com o conforto e todas as comodidades de uma casa de veraneio, mas sem abrir mão do bom gosto e sofisticação. “Toda vez que estamos no Rio a casa fica cheia, então pensamos em um projeto em que a família tivesse tudo para se divertir, sem ter que sair de casa”, explica Belle.


Vista aéra do refúgio de férias da família Silva

A arquiteta e design de interiores Leila Dionizios foi a escolhida para a missão de unir o estilo clean e moderno de Belle com os toques de brasilidade que um refúgio praiano pede. “Exploramos materiais naturais, alinhados com peças icônicas do mobiliário brasileiro. Um exemplo dessa mistura está na sala de jantar, que tem a mesa Fifity do designer Guilherme Torres, feita exclusivamente para este projeto. A luminária Kuripaco, do Sergio Matos, que mistura regionalismo e design, foi usada para dar o toque brasileiro”, comenta Leila.

O projeto valorizou o uso de peças assinadas por designers como Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Ricardo Fasanello, Paulo Alves e Jorge Zalszupin. “Tivemos uma curadoria bem apurada das peças de design desse projeto, temos quadros do Gabriel Wickbold, que já era de acervo da Belle, uma colagem da Rosana Ricalde, uma tela do Sebastião Rodrigues, escultura do Lucas Bueno e obras assinadas por Rodrigo Zampol, Sui e Jonathan Adler”, comenta Leila.


Projeto tem peças de designers como Sergio Rodrigues, Jader Almeida e Ricardo Fasanello

Lazer e bem-estar
Como o foco da casa é o descanso e a diversão, há um pavilhão destinado ao lazer com piscina, redário, academia, SPA, salão de beleza, campo de futebol e quadra de futevôlei. “Thiago gosta de reunir os amigos no futebol ou futevôlei. Ele planejou totalmente o campo, o vestiário e a academia ao estilo dele, e fizemos uma área gourmet bem ao lado porque, depois dos jogos, tem churrasco, claro”, conta Belle.

No pavimento principal, uma sala de jogos e de cinema são integradas à sala principal por meio de grandes painéis. Na varanda principal, uma área gourmet completa para as festas. “Nós gostamos muito de festa e de receber os amigos, Como o espaço é amplo, temos opções pra quem gosta de tranquilidade e também pra quem prefere agitação. Posso cochilar tranquila no redário enquanto Thiago corre atrás da bola no campo com os amigos. O projeto foi planejado para isso”, comenta Belle Silva, acrescentando que faz questão de escolher cada móvel e peça usados na decoração.

Ela também idealizou a adega, executada em freijó, que fica no pavimento principal e tem capacidade para 2 mil garrafas, “Eu adoro vinho e adoro reunir amigos, por isso quis uma adega. O espaço é mais um cantinho de descompressão”, comenta a empresária.


Piscina e quadra de futevôlei: lazer é o ponto focal

Natureza
Além da vista para o canal e de estar cercada pela exuberante vegetação de Mangaratiba, Belle queria um espaço verde para os momentos de descanso da família e escolheu o arquiteto paisagista Alex Hanazaki. “Uma das coisas de que não abri mão no projeto foi o redário, que fica num dos meus espaços preferidos, o jardim”, diz.

Para os passeios de barco, o casal pediu aos arquitetos responsáveis pelo projeto um píer. “Isso também influenciou na escolha do local da casa porque facilita muito o acesso direto ao iate”, resume Belle.

Área íntima
Na casa principal, além das suítes dos moradores, foram construídas duas suítes com closet para acomodar os familiares mais próximos. Duas gourmeterias no pavimento íntimo completam a estrutura para oferecer mais conforto e praticidade aos moradores e hóspedes.

As suítes de Isago e Iago foram projetadas para se integrarem através de um grande painel em madeira. “Se eles quiserem receber amigos juntos, basta abrir o painel. O que não vai faltar é espaço”, brinca a influenciadora.


Área íntima valoria iluminação e fibras naturais

Na suíte master, peças assinadas por Jader Almeida, Ricardo Fasanello e Jorge Zalszupin se somam a tapetes em forma orgânica em fibras naturais e à iluminação natural que vem do Jardim de Inverno para trazer leveza e sensação de conforto ao ambiente. “A ideia é uma decoração clean, com toques de cor nos objetos e obras de arte. Essa parte fiz questão de acompanhar de perto para que a casa tivesse a minha cara e a do Thiago. Por sorte temos gosto parecido para a decoração e não tivemos qualquer problema na escolha de móveis, estilo e objetos”, resume a empresária.