Moneta Comunicação

Conteúdo

7 cuidados ao escolher uma microfranquia

Especialista em franquias orienta sobre passos que empreendedores devem seguir ao escolher franquia
Em plena expansão, o setor de franquias no Brasil registrou um aumento de 19% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nesse cenário, as microfranquias, ou tambem conhecidas como franquias de baixo investimento, têm se destacado como uma porta de entrada acessível para o empreendedorismo, registrando um crescimento impressionante de 87% entre maio de 2021 e maio de 2023. 
 
O apelo das microfranquias é tão grande que a ABF Franchising Expo deste ano dedicou um espaço exclusivo para elas, oferecendo opções de investimento que variam de R$ 6,7 mil a R$ 132,5 mil. Parece irresistível investir em algo com um valor tão baixo, né? E é aí que mora o perigo. “Como os investimentos são bem menores, muita gente não toma todos os cuidados necessários antes de aplicar suas economias em uma franquia, age por impulso e acaba perdendo dinheiro”, comenta o advogado especialista em franquias, Leandro Bonvechio, do escritório BMF Advogados.

É indispensável que os empreendedores tomem decisões cuidadosas ao escolher uma franquia para investir. Bonvechio enfatiza a importância de pesquisar os concorrentes e o mercado no qual se pretende investir. “É essencial fazer uma análise profunda do setor no qual se pretende atuar e avaliar os dados do mercado em que a franquia opera. Considere a demanda, a concorrência, as tendências do setor e a viabilidade do negócio em sua região”, comenta o especialista.
 
A importância da pesquisa de campo
O advogado orienta fazer uma pesquisa detalhada sobre a marca para verificar o suporte oferecido, as taxas e royalties e as obrigações contratuais.  Outra dica importante é visitar unidades já estabelecidas e conversar com os franqueados. “Verifique como tem sido a experiência, pergunte sobre o suporte recebido, os desafios enfrentados e o retorno financeiro”, detalha.
 

Não haja por impulso para escolher uma franquia: estude o mercado
 
Muita calma nessa hora
O advogado alerta sobre decisões movidas por impulso, especialmente diante de ‘ofertas especiais’. “Verifique com cuidado todos os aspectos financeiros e jurídicos. Há um prazo de 10 dias entre o recebimento da Circular de Oferta de Franquia (COF) e a assinatura do contrato ou pagamento de qualquer valor. Use esse prazo para avaliar os documentos com calma”, aconselha Bonvechio.
 
Quase um casamento
Apesar de terem um valor de aporte inicial baixo, as franquias de baixo investimento são um investimento como qualquer outro. É preciso estar preparado para o compromisso de longo prazo. “Ser um franqueado exige dedicação e trabalho árduo. Você precisa estar disposto e preparado para assumir os desafios e responsabilidades que vêm com a franquia”, comenta.
 
Evite armadilhas
Fique atento às ofertas e entenda o modelo de franquia escolhido. Algumas empresas, por exemplo, usando o nome franquia online para usar os empreendedores como vendedores. “Em alguns casos, o “franqueado” só faz o link entre o cliente e a empresa. Isso é perfeitamente legal, desde que a marca ofereça o suporte e treinamento necessário que toda franqueadora deve oferecer. Ele atua como um vendedor da marca, com o detalhe de ter pagado uma taxa para entrar, e assim receber o devido treinamento e suporte, mas não deixa de ter que pagar uma multa se quiser sair”, diz o especialista.
 
Outro detalhe que o empreendedor deve atentar é sobre a diferença entre franquia e licenciamento. “Algumas marcas usam o termo franquia em todo o processo, mas na hora do contrato é assinado um termo de licenciamento de marca, duas coisas muito diferentes. A franquia pressupõe um suporte, transferência de conhecimento. No licenciamento, a marca só oferece as regras de uso. Nesse caso o peso para o franqueador é muito menor, porque ele não tem obrigação de ter uma equipe para prestar suporte. E o franqueado, no caso, o licenciado, não tem qualquer orientação, o que pode comprometer as chances de sucesso do empreendimento”, detalha.
 
Busque ajuda
Não tenha receio em pedir ajuda. “É preciso buscar orientação de especialistas, como consultores financeiros e advogados especializados, antes de tomar a decisão final. Uma assessoria especializada pode ajudar a compreender os aspectos legais e financeiros envolvidos, garantindo que você tome uma decisão mais segura. Isso te ajuda a ter certeza de que a franquia escolhida está alinhada às suas expectativas”, completa.


 
DICAS ANTES DE CONTRATAR UMA MICROFRANQUIA
Leia com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato
Observe se o termo “franquia” está no contrato e quais são as obrigações do franqueador
Converse com outros franqueados para verificar a viabilidade
Estude o ramo de atuação no qual pretende investir e a marca
Contrate uma assessoria para ajudar
Não haja por impulso
Entenda que adquirir uma franquia é um compromisso de longo prazo