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7 lições que a 'franquia do Carlinhos Maia' ensina aos empreendedores

Advogado especialista em Franchising ensina como evitar ciladas ao escolher um investimento

O vídeo de uma empreendedora revelando que fechou sua unidade da rede The B-Burgers, que tinha o influenciador Carlinhos Maia como um dos sócios, viralizou nas redes sociais semana passada. Nas imagens, a mulher conta que encerrou as atividades porque não recebeu suporte da franqueadora e diz que perdeu as economias de toda uma vida no negócio mal-sucedido.

O advogado especialista em Franquias do escritório BMF Advogados, Leandro Bonvechio, explica que o caso traz importantes lições tanto para as franqueadoras quanto para os franqueados. A primeira delas é a necessidade de fazer uma investigação completa sobre a saúde financeira da franqueadora, ainda que não se conheça todos os detalhes da situação. “Não dá para investir todas as suas economias se valendo apenas das palavras de influenciadores digitais, é preciso conversar com outros franqueados para saber se o retorno do investimento é o prometido no momento de assinar o contrato”, explica o advogado.

O especialista recomenda, ainda, que os interessados questionem outros franqueados para verificar se a franqueadora oferece o suporte acertado em contrato. “A moça que gravou o vídeo afirmou que não recebeu o suporte da franqueadora e, por isso, perdeu o investimento que fez. Uma conversa com outros clientes da franqueadora poderia sinalizar que a empresa não estava cumprindo sua parte e evitado o prejuízo”, comenta.


O advogado especialista em Franquia Leandro Bonvechio

Outras dicas importantes são escolher um negócio com o qual a pessoa tenha afinidade e estudar o mercado. “As chances de o negócio dar certo se você estiver preparado e entender do ramo são maiores. Além disso, é preciso entender que empreender requer muito trabalho e dedicação”, observa.

Cuidado ao expandir
Segundo divulgado pela imprensa, a franquia The B-Burger começou seu processo de expansão em 2020 e no ano seguinte o influenciador Carlinhos Maia entrou na sociedade. Com milhões de seguidores, na época ele afirmou à imprensa que conseguia vender unidades apenas ao mencionar a hamburgueria nas suas redes sociais.

Há cerca de um ano, no entanto, conforme noticiado, a franquia iniciou um processo de fechamento de 100 unidades, dentre as quais 40 lojas que ainda não haviam inaugurado, e em junho deste ano o influenciador saiu da sociedade. “O processo de expansão tem que ser feito com cuidado. A franqueadora tem que se certificar de que terá condições de atender adequadamente a demanda, ou o resultado pode ser desastroso”, comenta Bonvechio.

Segundo o especialista, este não é o único caso de franquia que cresce impulsionada por influenciadores digitais e que pode, eventualmente, apresentar problemas de gestão. “As pessoas têm uma confiança cega no que ouvem e veem nas redes sociais, mas quando uma franquia cresce muito sem o suporte adequado, os problemas de gestão são inevitáveis. É preciso planejamento para um crescimento sustentável”, completa.

 

DICAS ANTES DE CONTRATAR UMA FRANQUIA

  • Converse com franqueados para saber se a franqueadora dá o suporte adequado
  • Verifique com franqueados a viabilidade do negócio
  • Estude o mercado no qual pretende investir
  • Escolha um ramo com o qual tenha afinidade
  • Leia com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF)
  • Observe no contrato quais são as obrigações do franqueador
  • Franqueadora, certifique-se de que tenha braços para crescer com qualidade